Nacional

Equipe corrige Bolsonaro e garante que não haverá aumento no IOF

Equipe corrige Bolsonaro e garante que não haverá aumento no IOF

Poucas horas após Jair Bolsonaro anunciar que havia assinado decreto para aumentar o IOF, membros de sua equipe deram pronunciamentos dizendo que o presidente “se equivocou” e que não haverá aumento nesse imposto.

De acordo com Onyx Lorenzoni, ministro da Casa Civil, o decreto assinado por Bolsonaro apenas garante a continuidade da Sudan e da Sudene. Mais cedo, o presidente havia afirmado que, a fim de custear esses investimentos nas regiões Norte e Nordeste, o IOF teria de ser aumentado. No entanto, Lorenzoni disse que a medida era incompatível com a postura do ministro da Economia, Paulo Guedes, e que outra solução havia sido encontrada.

Junto à declaração de Bolsonaro sobre o aumento do IOF, o presidente anunciou que o Imposto de Renda poderia ter sua alíquota máxima reduzida de 27,5% para 25%. Porém, a medida não será adotada tão em breve, segundo o Secretário da Receita Marcos Cintra. Ele foi o primeiro a negar a veracidade do anúncio de Bolsonaro, sugerindo que deveria ter ocorrido “alguma confusão”. Cintra garantiu ainda que o IR será analisado futuramente, junto a uma ampla reforma tributária que está nos planos do governo.

Na manhã dessa sexta-feira, em evento da Aeronáutica em Brasília, Bolsonaro deu como certo o aumento do IOF, justificando que a ação foi necessária para manter o projeto de prorrogação do incentivos fiscais no Norte e no Nordeste.

“Infelizmente, foi assinado decreto nesse sentido para quem tem aplicações fora. É para poder cumprir uma exigência de um projeto aprovado, tido como pauta-bomba, contra nossa vontade”, disse na ocasião. Ele inclusive chegou a qualificar o aumento do imposto como sendo “de uma fração mínima”.