Nacional

Escola de Vera Cruz une comunidade para melhorar estrutura e métodos pedagógicos

Escola de Vera Cruz une comunidade para melhorar estrutura e métodos pedagógicos

A Escola Estadual Castro Alves, de Vera Cruz, envolveu alunos com idades entre 11 e 15 anos e toda a comunidade atendida em um projeto de melhoria da estrutura do prédio e mudanças nos métodos pedagógicos de interação.

O objetivo é trabalhar questões de elo financeiro e educativo e principalmente, propostas de gestão escolar sobre a APM (Associação de Pais e Mestres).

Em parceria com o Lions Clube, Rotary Clube e a Prefeitura de Vera Cruz, foi completada a primeira obra do projeto: uma praça pedagógica comunitária.

Os projetistas Letícia Botelho e João Vitor Braga Iatecola desenvolveram o estudo para o novo espaço, com participação voluntária.

E não para por aí. Letícia e João Vítor já fizeram o desenho para a segunda praça. O espaço que receberá a obra era um grande campo com grama alta, mas com a ajuda dos voluntários foi capinado e, de acordo com o diretor logo estará finalizado.

Em geral, escolas estaduais recebem verbas do Governo e do Fundo Nacional para sua manutenção, tanto prédio físico quanto dos moldes pedagógicos.

Mas a receita tradicionalmente chega com previsão antecipada de gastos a serem cobertos. Para realização de melhorias ou outras empreitadas, as escolas têm permissão de arrecadar fundos através da ação da APM, com apoio da comunidade e voluntários.

Segundo o diretor da escola, André Siqueira, desde março de 2020, o projeto une estudantes, dirigentes, pais e voluntários para deixar a escola mais acolhedora e funcional. Todas reuniões foram realizadas de forma virtual.