O Quartel do Grupamento de Bombeiros do Guarujá passa a ostentar em forma de escultura uma homenagem póstuma a dois cabos falecidos durante deslizamentos de terra no início de março enquanto tentavam salvar vidas. A peça foi apresentada em vídeo divulgado pela corporação (veja abaixo)
O cabo Rogério de Moraes Santos, 43, foi encontrado morto logo após o deslizamento no Morro do Macaco Molhado, no dia 3 de março. O também cabo Marciel de Souza Batalha, 46, foi considerado desaparecido e seu corpo só seria localizado no dia 9 de março.
A escultura tem uma história emocionante. Foi produzida pelo artista plástico Aldo Ribeiro, dono de um atelier na cidade, a pedido do cabo Mores, uma das vítimas, no final de 2019. Deveria ser entregue no começo do mês, quando ocorreram os deslizamentos e as mortes.
Aldo guarda uma gravação de mensagem que Moraes pede a produção da escultura, que estava em produção quando houve o deslizamento e a morte do bombeiro.
A história da peça e sua apresentação oficial ganharam um vídeo que emociona e coleciona visibilidade em redes sociais.
Também circula na internet uma mensagem do escultor sobre a produção.
“Ô Moraes, como você me pediu, a escultura está pronta. Você chegou, conversou, eu abracei a causa com você em vida, já tinha abraçado essa causa. E também depois desse ocorrido foi uma questão de honra”, diz o artista.
Aldo Ribeiro destaca que a peça está onde o bombeiro projetava, em frente ao quartel, “homenageando você ao cabo Batalha, a todos os seus familiares, a todas as famílias do desastre lá do morro”.
O artista faz ainda uma despedida emocionada. “Fiz o que melhor que eu pude, acredito que ficou legal, tá entregue meu amigo. Acredito que você está em um plano divino, cuidando e olhando por nós aí aonde você estiver.”
Veja abaixo o vídeo divulgado pelos Bombeiros
[movie_id#774]