São Paulo - Governo do Estado de São Paulo anuncia uma proteção de 200 metros de extensão ao longo da estrada de Barra do Una, no litoral sul do estado, contra o o avanço do mar em praia na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS).
A primeira ação será uma barreira de enroncamento — pedras de grandes dimensões, de até 3 metros de altura — para proteger os moradores e a estrada.
O avanço do mar provoca a perda de áreas de praia, impacta a vegetação de restinga e ameaça casas e edificações próximas.
Comunicado do governo diz que causas tiveram como fator principal a migração da desembocadura do Rio Una do Prelado para o norte.
“Barras de rios são dinâmicas e estão em constante mudança. Além disso, a ocorrência de eventos climáticos extremos nos últimos anos tem intensificado o processo erosivo em um trecho da praia.”
A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, esteve no local nesta sexta-feira (4). Acompanhou técnicos para vistoriar os trabalhos e ouvir as demandas da comunidade tradicional.
Além disso, em Barra do Una, devem ocorrer medidas para restaurar a condição natural de escoamento do Rio Una. A Prefeitura de Peruíbe alocou materiais rígidos para conter o avanço do mar e continuará com a manutenção da estrutura do local. A Defesa Civil fará o monitoramento constante da situação.