A reclassificação do Plano São Paulo a ser anunciado na tarde desta sexta-feira deve anunciar uma inovação: todas as cidades do Estado em fase vermelha parcial, com fechamento de serviços não essenciais a partir de 20h.
A região de Marília, única que está classificada na fase vermelha, permanece com proibição geral de serviços não essenciais durante todos os dias. Projeções de veículos de comunicação indicam que Bauru, Franca e Presidente Prudente também devem regredir para a fase vermelha com fechamento dos serviços.
Seis regiões devem regredir – não foram divulgadas oficialmente – para fase vermelha e a capital e Grande São Paulo, que estão na fase amarela, devem passar para a fase laranja.
E em todas as regiões bares, restaurantes, parques, shopping centers, salões, ficam proibidas de funcionar à noite nos dias da semana e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia.
A reclassificação será a terceira em aproximadamente 15 dias e acompanha escalada de evolução da epidemia em número de casos, óbitos e especialmente ocupação de leitos de hospitais.
“O que nós podemos observar neste momento é que o interior atinge seu pico na pandemia. Nós temos a maior média móvel dada historicamente no interior do estado”, disse o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, em entrevista á rede Globo em São Paulo..
O anúncio formal da nova medida deve ser feito a partir de 12h45 em pronunciamento do governador João Doria.