A quinta edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo, que neste ano terá ferrovias como tema, vai promover atividades gratuitas em 40 cidades com lista que inclui Bauru, Araçatuba, Ourinhos, Tupã e Echaporã no Oeste Paulista entre os dias 2 e 4 de agosto, promovendo o resgate da memória do sistema ferroviário paulista.
O evento abre as comemorações do Dia do Patrimônio Histórico (17 de agosto) e será promovido pela Secretaria Estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Neste ano, o evento leva programação artística para espaços históricos, com o foco na importância das ferrovias. A antiga malha ferroviária representa não apenas um meio de transporte, mas um motor de desenvolvimento econômico, social e cultural. Um meio não só de locomoção, e sim de histórias, vivências, trocas e experiências.
“Uma vez que o sistema ferroviário conectava mercadorias e pessoas, ele permitiu um rico intercâmbio cultural dentro do estado. Neste ano, a Jornada vai fazer o resgate dessas histórias que, por meio das rodovias, marcaram a história de São Paulo”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Além da capital paulista, a Jornada do Patrimônio chega aos municípios de Bananal, Botucatu, Brodowski, Chavantes, Cubatão, Santa Bárbara D’oeste, Araraquara, Biritiba Mirim, Casa Branca, Descalvado, Jaboticabal, Jaguariúna, Jundiaí, Mairinque, Mogi Das Cruzes, Pindamonhangaba, Queluz, Santa Rita Do Passa Quatro, Santana De Parnaíba, Taubaté, Santos, Águas Da Prata, Caieiras, Campinas, Campos Do Jordão, Cardoso, Cosmópolis, Cruzeiro, Guararema, Santo André, Ribeirão Preto e Sorocaba.