O governo de São Paulo prepara um estudo de reabertura gradual das atividades no comércio e serviços do Estado a partir de 11 de maio, com o vencimento do novo prazo de quarentena decretado na semana passada.
A proposta, que começou a circular no final da manhã em alguns veículos de comunicação, foi confirmada pelo governador João Dória em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.
Ainda de acordo com a Folha, o vice-governador, Rodrigo Garcia, confirmou os estudos mas disse que as definições dependem da curva de contaminação e atendimento na saúde e de ajustes dos setores e regras de reabertura.
Entre os temas em discussão estaria a segurança para clientes e trabalhadores envolvidos nas empresas a serem reabertas.
Segundo a publicação da Folha, Dória afirmou que “até dia 10 de maio nada muda” e a partir do dia 11 iniciar “um projeto em fases”.
Algumas cidades do Estado já anunciam medidas isoladas de relaxamento das restrições. Em Marília, a segunda-feira teve duas medidas de pressão pela abertura: uma ação judicial com pedido de liminar (veja aqui) e um pedido de vereadores diretamente ao prefeito (aqui)