Manuela Baptistela Alcântara, estudante da E.E. Prof. Theodorico de Oliveira em Campos Novos Paulista, recebe nesta quinta-feira um notebook como prêmio pelo Concurso do Aluno em ação do projeto itinerante CPFL nas Escolas.
O projeto visitiu escolas de 25 cidades no ano passada para apresentar mais sobre energia elétrica e eficiência energética por meio de atividades lúdicas. Além do prêmio aos alunos, professores que se destacaram durante as ações do projeto ganharão uma viagem a Foz do Iguaçu.
“A metodologia do projeto é voltada ao letramento científico, o conjunto de habilidades e competências necessárias para compreender e articular de forma autônoma conceitos, discursos, procedimentos e valores ligados à Ciência.”,explica Luciana Allan, diretora pedagógica do Instituto Crescer, que atua no projeto.
Todos os recursos desta iniciativa se inspiram no pensador Neil Postman, que dedicou sua vida a pensar a educação moderna, a escola, a sociedade e a tecnologia.
Segundo a diretora, a proposta do projeto é ensinar não só os conceitos e conteúdos das Ciências (particularmente aqueles ligados às noções de energia e eletricidade), mas também os jeitos de pensar da Ciência e desenvolver um conjunto de novos conhecimentos e habilidades, bem como influir o pensamento crítico:
Argumentar, apontando razões pelas quais devemos consumir energia elétrica de maneira eficiente; argumentar em favor da necessidade de todas as pessoas terem acesso à energia elétrica limpa e de baixo custo e reconhecer e explicar os benefícios no uso de fontes limpas para a geração de energia elétrica.
Alunos e professores são convidados a explorar o mundo da energia a partir de atividades que possibilitam o desenvolvimento de competências, em especial a do pensamento científico, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O material usa diferentes formas de acesso a conteúdos:
– LIVROS
Dois Almanaques, com uma história em quadrinhos — a Liga dos Economix. O material é dividido por ciclos, um para 4º e 5º ano e outro para 6º ao 9º ano. Além disso, está disponível o Caderno do Professor e materiais complementares, como o Difusor (estudantes) e o Gerador (professores);
– VIDEOAULAS
Vídeos explicam o projeto; por que ensinar Ciências e as operações intelectuais; o que a energia elétrica tem a ver com saúde pública; entre outros temas;
– JOGOS
Oito jogos que ensinam a resolver situações-problemas sobre energia elétrica e segurança;
– EXPERIMENTOS
Como entender as transformações energéticas na prática;
– APLICATIVO
Ledinha é uma lâmpada muito especial que ensina bons hábitos de consumo. Disponível no Google Play e App Store.