Saúde e bem-estar

Farmácia Popular explica entrega de remédios e fraldas geriátricas de graça

Farmácia Popular explica entrega de remédios e fraldas geriátricas de graça
Farmácia Popular explica entrega de remédios e fraldas geriátricas de graça

São Paulo - Uma publicação da Agência Brasil de comunicação sobre o programa Farmácia Popular explica neste sábado como funciona a entrega de remédios e até fraldas geriátricas de graça.

A medida acompanha o anúncio de que todos os itens oferecidos pelo Farmácia Popular passam a ser gratuitos. A lista de remédios atinge 12 condições que vão de asma a incontinência. Veja todas aqui. Você pode procurar também a lista de farmácias credenciadas – aqui -.

O Farmácia Popular oferta, atualmente, 41 itens entre fármacos, fraldas e absorventes. Inicialmente, disponibilizada apenas medicamentos contra diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, além de anticoncepcionais, sem custos.

Para os demais remédios e insumos, o ministério arcava com até 90% do valor de referência e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia.

As fraldas geriátricas, por exemplo, passam a ser disponíveis de graça para o público elegível, como pessoas com 60 anos ou mais e indivíduos com mobilidades reduzida.

A dapagliflozina, medicamento utilizado no tratamento do diabetes associado à doença cardiovascular, também será ofertada pelo programa sem custos.

Retirada gratuita de remédios e fraldas

A Farmácia Popular explica que a entrega de remédios e fraldas geriátricas seguem requisitos específicos para cada situação.

Mas são simples. Primeiro, identifique estabelecimento com a a marca do programa. Depois, apresente documentos para cada caso.

– documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF;

– e receita médica dentro do prazo de validade, tanto do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto de serviços particulares.

Para pacientes acamados ou impossibilitados de comparecer a um estabelecimento credenciado ao programa, um representante legal ou procurador deve procurar a unidade e apresentar:

– receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares;

– documento oficial com foto e CPF do beneficiário titular da receita ou documento de identidade que conste o número do CPF, salvo menor de idade, que permite a apresentação da certidão de nascimento ou registro geral (RG).

Para a obtenção de absorventes higiênicos pelo Farmácia Popular, a pessoa beneficiária deve comparecer a um estabelecimento credenciado apresentando:

– documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF; e

– documento de autorização do Programa Dignidade Menstrual, em formato digital ou impresso, que deve ser gerado via aplicativo ou site do Meu SUS Digital, com validade de 180 d

O ministério anunciou nova fase de credenciamento para farmácias em municípios que ainda não oferecem o programa.

O cadastro de drogarias recomeçou em 2023, após oito anos sem nenhuma nova farmácia incluída. “Com as novas habilitações, a expectativa é a universalização do Farmácia Popular”, destacou a pata.

Dados do ministério indicam que, atualmente, o programa está em 4.812 municípios brasileiros. Abrangendo 86% das cidades e com cobertura de cerca de 97% da população.

De acordo com a pasta, para credenciar um estabelecimento ao Farmácia Popular, é necessário que ele esteja localizado em um município com vaga aberta e que o proprietário da unidade reúna a documentação exigida. O processo inclui o preenchimento de formulários e a apresentação dos seguintes documentos autenticados ou com certificação digital: