Ações de fiscais do Ministério da Agricultura apreendem 14 mil mudas de espécies frutíferas e 8.719 litros de sucos que iriam para merenda escolar. O caso aconteceu em cidades do Vale do Paraíba, interior de São Paulo.
As apreensões são cautelares, assim, os produtores podem regularizar e conseguir a liberação dos produtos.
Os sucos estavam em uma cooperativa de produtores orgânicos de Pindamonhangaba. Mas o estabelecimento não tem registro no Mapa na área de bebidas.
A fiscalização identificou, ainda, que o produto seria vendido a prefeituras da região para consumo na merenda escolar. A operação envolveu, além do Ministério, equipes de diferentes setores que se uniram para otimizar esforços.
Participaram setores de inspeção de mudas e sementes, de produtos orgânicos e a unidade regional do Mapa em Guaratinguetá. A ação aconteceu de 4 a 7 de novembro e a equipe percorreu 636 quilômetros para acessar os estabelecimentos .
A ação inaugura com êxito a fiscalização conjunta das duas áreas na região do Vale do Paraíba e as equipes já planejam repetir em 2025 o trabalho.
A fiscalização atingiu produtores de mudas de espécies frutíferas e de gramíneas de Campos do Jordão e São José dos Campos. Além disso, envolve estabelecimentos relacionados à produção orgânica localizados em Jacareí e Pindamonhangaba.
Houve coleta de amostras de produtos vegetais para aferição laboratorial da qualidade orgânica.