Nacional

'Foi ele que me acalmou', diz mãe de menino atacado por pitbull

'Foi ele que me acalmou', diz mãe de menino atacado por pitbull


source

Mesmo ferido após ser atacado por um pitbull na noite da última segunda-feira, o menino Nicolas Paz Vieira Souza do Nascimento , de 9 anos, encontrou forças para tentar acalmar a mãe, que, nas palavras dela própria, “entrou em desespero” ao perceber o estado da perna da criança. A manicure Roberta Paz de Souza conta que o filho aguentou toda a situação sem sequer chorar.

“Quando eu vi o meu filho daquele jeito, fiquei desesperada e até um pouco em choque. Peguei ele no colo e só ficava repetindo como a perna dele estava feia. Foi ele que me acalmou, me pedia para ficar tranquila e dizia que estava bem. Não vi meu filho derramar nenhuma lágrima. Ele só foi chorar bem depois, quando viu o pai no hospital, admitindo que estava com medo de perder a perna. Meu filho foi muito forte”, diz Roberta, orgulhosa.

O ataque aconteceu na rua em que a família mora, no bairro Agostinho Porto, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Nicolas soltava pipa com o irmão mais velho, Guilherme Souza do Nascimento, de 14 anos, quando o animal se aproximou dos dois.

Como mostram imagens gravadas por câmeras de segurança, os filhos de Roberta começaram a tentar afastar o pitbull, que, no entanto, seguia cercando os irmãos. O mais velho, então, pegou o caçula no colo para protegê-lo, enquanto seguiu tentando fazer com que o pitbull saísse de perto.

O vídeo mostra que, em determinado momento, o cachorro morde a perna esquerda de Nicolas e, a partir de então, com a ajuda de um vizinho que chegava em casa do trabalho, todos começam a tentar fazer com que o pitbull solte o menino. Toda a cena dura pouco mais de um minuto.

“Graças a Deus esse vizinho apareceu, porque se não fosse ele meu menino podia estar morto. Se você olhar o vídeo, o cachorro solta e depois ainda volta e fica tentando pegar de novo”, desabafa Roberta.

Depois do ataque, Nicolas foi socorrido com a ajuda de vizinhos para um pronto socorro em Vilar dos Teles, onde recebeu o primeiro atendimento. Em seguida, o menino foi transferido para mais dois hospitais, até chegar na manhã desta terça-feira ao Souza Aguiar, no Centro do Rio, onde segue internado.

A criança passou por uma cirurgia de reconstrução do músculo da panturrilha nesta quarta. Segundo a família, a mordida não causou danos nos nervos e nem na parte vascular da perna do menino, e a expectativa dos médicos é que ele não tenha sequelas.

De acordo com a família e vizinhos, o pitbull apareceu pela primeira vez em ruas próximas no domingo, véspera do ataque. Desde então, sem coleira ou qualquer identificação, ele vinha circulando pela região. Moradores acreditam que o dono tenha abandonado o animal, que fugiu após morder Nicolas, em um terreno baldio do bairro. Roberta conta que está aguardando somente que o filho tenha alta para procurar a Polícia Civil e denunciar o caso.

“Alguém tem que fazer alguma coisa, né. As autoridades precisam se mexer, para que isso não aconteça com outras pessoas”, afirma a manicure.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.