A chegada de uma frente fria trouxe para a região alerta de temporal e ventos fortes, inclusive com possibilidade de chuvas de granizo, que devem atingir com mais força cidades próximas a Ourinhos, na fronteira com o Paraná.
Os ventos fortes provocados pela frente atingem até Marília, que no início da noite desta quinta já mostra nuvens de poeira. Segundo o instituto de meteorologia de Bauru, a frente avança em direção a São Pedro do Turvo, Chavantes, Canitar e Santa Cruz do Rio Pardo
Os radares meteorológicos do IPMet/UNESP, localizados em Bauru e Presidente Prudente, estão detectando áreas de chuvas moderadas a fortes, acompanhadas por descargas elétricas, sobre diferentes pontos do Estado de São Paulo. Chove também sobre o Paraná (alinhamento de chuvas fortes) e leste do Mato Grosso do Sul.
Região sul, extremo oeste e faixa leste têm céu nublado com chuvas e trovoadas isoladas no decorrer do período. Demais regiões: céu parcialmente nublado, com chuvas isoladas (poucas). Ventos de direções variadas, fracos a moderados.
A frente fria desloca-se rapidamente pelo oceano, próximo ao litoral de São Paulo, causando aumento da nebulosidade e chuvas, especialmente nas regiões sul, oeste, leste e nordeste do estado. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com áreas de chuvas isoladas.
Na sexta-feira (19/08) céu parcialmente nublado e no decorrer da dia a proximidade de um novo sistema frontal em formação no sul do Brasil (Paraná), ocasionará áreas de instabilidade que devem atingir o oeste e sul do estado, provocando chuvas e trovoadas isoladas.
Este sistema deve atingir o estado durante o final de semana, deixando o Tempo instável e mantendo as áreas de chuvas que devem vir acompanhadas de trovoadas, descargas elétricas e rajadas de ventos. Temperaturas em declínio na partir do sábado.