A Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) registrou uma rebelião de internos na unidade de Araçatuba na noite desta terça-feira e a fuga de 26 adolescentes em Guaianazes, zona leste da capital paulista.
A confusão em Araçatuba começou às 20h40. Seis funcionários sofreram ferimentos leves. A Polícia Militar foi acionada. Não houve fuga e nenhum servidor foi feito refém. A situação foi controlada pelos próprios funcionários uma hora e meia após o início do tumulto. A unidade tem 105 internos.
“A Corregedoria Geral da Fundação Casa vai instaurar sindicância para apurar o movimento de indisciplina”, diz uma nota da instituição divulgada pelo portal G1.
Segundo a nota, nem todos os os adolescentes que participaram. “Os adolescentes envolvidos na situação passarão por uma Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD), que vai avaliar as possíveis sanções. O Poder Judiciário e os familiares dos jovens serão avisados da ocorrência”, finaliza a nota.
A fuga em São Paulo ocorreu praticamente ao mesmo tempo, por volta de 21h de ontem. A unidade tinha 47 internos, número inferior à capacidade total, que é de 56 internos.
Os fugitivos vão passar por uma Comissão de Avaliação Disciplinar, que vai determinar possíveis sanções. A Corregedoria Geral da Fundação Casa instaurou sindicância para apurar o que motivou a fuga.