Nacional

Gaeco investiga fraude com venda de medicamentos em Bauru

Gaeco investiga fraude com venda de medicamentos em Bauru

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público do Estado cumpre nesta terça-feira (17/04), mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal de Bauru, em investigação sobre fraudes no comércio de medicamentos.Os mandados de busca têm como alvo imóveis de diversas empresas pertencentes ao grupo investigado, situados em Bauru e em outros municípios.

A ação tem apoio da Delegacia Tributária de Bauru, da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar. O Gaeco investiga a atuação de um grupo organizado que realiza a “manipulação” irregular de medicamentos, com a adulteração das embalagens dos produtos, que são posteriormente comercializados por empresas pertences à organização. Essas condutas podem configurar, dentre outros, crimes contra a saúde pública.

Foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos, medicamentos e outros produtos, que serão encaminhados para perícia e analisados pelo Gaeco, em prosseguimento às investigações já iniciadas.

As investigações sobre fraudes com medicamentos na cidade e municípios vizinhos já cumpriu pelo menos duas outras operações. Começou para apurar fraude nacional de desvio de medicamentos de alto custo.

A cidade concentra distribuidores e serviços de representação de medicamentos, o que provocou as operações que já atingiram ainda três estados e Distrito Federal. 

As investigações tiveram início no município em 2015 e, em 2016, 12 pessoas foram presas, entre elas um casal morador da cidade e quatro de Piratininga. Na ocasião, cerca de R$ 4 milhões em remédios foram apreendidos em Bauru.