Trabalhadores que atuam com reciclagem e coleta de resíduos em Garça (30km de Marília) oficializaram a formação de uma cooperativa que deve ser as base para um programa de coleta seletiva na cidade.
A Recicla Garça, como a entidade foi batizada, deve ter nos próximos dias definição para um barracão que será sede para os serviços de destinação do material. A Cooperativa de Reciclagem de Garça e região deverá atuar em conjunto com uma usina de reciclagem a ser implantada com apoio do projeto “Cidades+Recicleiros”.
Em agosto deste ano a cidade foi selecionada em edital da Recicleiros (www.recicleiros.org.br), uma organização sem fins lucrativos que desde 2007 desenvolve soluções para fomentar a coleta seletiva.
O projeto envolve ainda a empresa suíça SIG Combibloc (www.sig.biz), que atua em 65 países e está no Brasil desde 2011 para fornecimento de sistemas e soluções para embalagem asséptica.
A iniciativa não prevê repasses diretos de recursos para a prefeitura. Os investimentos serão feitos em desenvolvimento do plano de coleta seletiva municipal; implementação da unidade de processamento de materiais recicláveis (obras e equipamentos); formação e capacitação de cooperativa de trabalho e assessoria técnica.
O projeto deve responder pela gestão do sistema durante 60 meses até que a cooperativa assuma o controle da reciclagem