Garça perdeu nesta sexta-feira o pioneiro Nelson Koshe Ichisato, 92, conhecido como o “Pai das Cerejeiras” a mais famosa atração turística da cidade em um bosque ele começou a formar em 1979, por saudade do Japão.
Ichisato nasceu em Oshima, no Japão, e chegou ao Brasil ainda criança. Morou com a família em cidades como Registro e São Paulo antes de mudar para Garça, em 1945.
Levou para a cidade as primeiras mudas de cerejeiras, cuja florada inspira um festival que é uma das maiores festas de cultura japonesa no país.
Em 2017 foi eleito presidente de honra do festival, um reconhecimento que recebeu com uma pergunta?: será que eu mereço tanto? Merecia e recebeu mais homenagens nos anos seguintes.
Nos último dia 24 de maio recebeu a última homenagem, no lançamento do festival deste ano, que será promovido entre os dias 27 e 30 de junho na cidade, com novas ações de reconhecimento ao pioneiro.
Começou com 110 mudas, que enfrentaram período de chuva e clima hostil e muitas se perderam. Fez novos plantios, até formar o bosque com florada anual.
A planta, que tem 600 variedades, tem sua floração a partir de março. A florada dura pouco. É considerada uma árvore símbolo de perseverança.