
O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Garça inicia na próxima segunda-feira, 29, inspeção técnica em um projeto de 120 dias para estudos e medidas de recuperação na estrutura da Estação de Tratamento de Esgoto construída na década de 60.
Durante a inspeção, a operação dos dois decantadores será mantida, permitindo a continuidade do tratamento, embora com uma diminuição temporária na vazão distribuída.
“Contudo, a inspeção do único floculador exigirá uma breve interrupção no tratamento, podendo resultar em uma redução nas vazões e pressões disponíveis no período. Para evitar transtornos, comunicados serão feitos previamente para que a população possa se programar nos dias em que a pressão esteja reduzida.”
Segundo um comunicado do serviço, inaugurada em 1962, a estação não tem registros detalhados dos serviços de manutenção, obras e correções durante toda atividade.
Há alguns dados sobre uma obra de 2015 com manutenção para fechamento de fissuras nos decantadores, mas sem relatório completo das intervenções.
O trabalho envolve contrato de empresa terceirizada para as avaliações e orientações sobre contratação de um projeto executivo e as futuras obras de manutenção.
Os trabalhos presenciais serão realizados em três semanas: de 29/01 a 02/02, de 05/02 a 09/02 e de 19/02 a 23/02.
Durante essa fase, amostras diversas serão coletadas, ensaios realizados, e inspeções abrangentes serão conduzidas em todo o prédio da ETA.
Os resultado serão a base para um Parecer Técnico que guiará futuras ações na estrutura da ETA Garça.
De acordo com o diretor Executivo do SAAE, André Pazzini Bomfim, o prédio da ETA, conforme diagnóstico apontado no Plano Municipal de Saneamento Básico, apresenta problemas estruturais causados pelo tempo.
A Reforma da Estação de Tratamento de Água faz parte do “Programa de ampliação e renovação dos sistemas operacionais de água e esgoto”, incluindo melhorias para redução de perdas de energia, água, produtos químicos e otimização da operação.