Nacional

Garça tem alerta para risco de racionamento de água; reservatório em baixa

Garça tem alerta para risco de racionamento de água; reservatório em baixa

O Serviço Autònomo de Águas e Esgoto de Garça divulgou nesta sexta-feira um pedido de consumo racional de água com imagens do  baixo nível do reservatório de água da cidade, que já enfrenta estado de alerta para desabastecimento de água.

Segundo o comunicado, “a situação não melhora” e os índices de chuvas estão bem abaixo do normal neste mês de outubro, as temperaturas estão altas e o consumo de água não diminiu, mesmo com as solicitações do poder público.

“Todos podem ver nas fotos a situação do reservatório de água bruta da adutora B2 que recebe todas as captações do município e dali são enviadas para a ETA – Estação de Tratamento de Água para, após o tratamento, ser disponibilizada para o consumo dos cidadãos. O nível caiu muito.”

O SAAE solicita, mais uma vez, a colaboração de todos os munícipes para que não haja racionamento em breve. “Temos captação de água de superfície aqui em Garça, ou seja, não há poço artesiano. Quando vem a seca, o nível de água nos pontos de captação na cidade caem rapidamente porque as nascentes estão aqui. Se continuar como está, sem diminuir o nível de utilização da água, posso afirmar que caminhamos a passos largos para o racionamento de água até o fim do ano”, disse o diretor superintendente do SAAE, Ulysses Bottino Peres.

Como economizar água 

Alguns exemplos que pode ser tomados no dia a dia para economizar água: não usar água para lavar calçadas, aumentar o espaço entre as lavagens de carros, consertar torneiras que estejam pingando, diminuir o tempo no banho, evitando fazer barba embaixo do chuveiro, ao escovar os dentes, fechar a torneira da pia.