Nacional

Gás de cozinha fica mais caro neste domingo; entenda o preço final

Gás de cozinha fica mais caro neste domingo; entenda o preço final

Seu almoço vai ficar mais caro a partir deste domingo. A Petrobras anunciou alta de 3,4% nos preços do gás de cozinha a partir deste dia 5. A média nacional de custo para o botijão de 13kg passa a R$ 26,20 na ponta da cadeia de distribuição, que sofre diversos acréscimos até chegar ao consumidor. O preço final ao comprador deve subir na faixa dos R$ 3.

O último reajuste anunciado pela Petrobras para o gás de cozinha havia sido em fevereiro, quando os preços subiram cerca de 1%. Segundo a companhia, os ajustes no preço do GLP-P13 acontecem trimestralmente para suavizar impactos da volatilidade no mercado externo sobre os valores domésticos.

Segundo a Petrobras, o mecanismo de reajuste concilia, de um lado, a necessidade de praticar preços referenciados no mercado internacional e, de outro, resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que reconhece “como de interesse para a política energética nacional” a comercialização do produto.

O preço que a Petrobras pratica ao comercializar o GLP para as distribuidoras pode ser representado pela soma de duas parcelas: a parcela valor do produto Petrobras e a parcela tributos, que são cobrados pelos estados (ICMS1) e pela União (CIDE2, PIS/PASEP3 e Cofins4).

No preço do botijão pago pelos consumidores nos pontos de revenda também estão incluídos os custos e as margens de comercialização das distribuidoras e dos pontos de revenda.

O gás de cozinha o principal combustível de uso doméstico, utilizado principalmente nos fogões residenciais, através do botijão de 13kg.

Veja como é a formação de custos do seu botijão
Fonte: Petrobras