O governo deve anunciar nesta quarta-feira a abertura de um pacote de privatizações para atingir 17 empresas estatais a serem transferidas para iniciativa privada. A cerimônia está marcada para 17h.
A lista de empresas inclui os Correios, Telebras (que tem ações negociação na Bolsa de Valores), Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Eletrobras, Casa da Moeda, Lotex e Trensurb, entre outras.
A Ceagesp, que mantém entreposto na cidade, também deve entrar na lista de privatizações. Outras empresas com forte atuação no Estado, como a CBTU também aparecem na relação
O primeiro processo, a ser aberto neste ano para conclusão em 2020, é a venda dos Correios, que atuam em 5,5 mil municípios, atuam com serviços que vão do envio e recebimento de cartas e encomendas até serviços financeiros. Em 2018 tiveram lucro líquido de R$ 161 milhões.
Outra gigante a ser vendida é a Eletrobras, líder em geração e transmissão de energia elétrica no Brasil, também é a maior companhia do setor elétrico da América Latina. A capacidade geradora da Eletrobras equivale a cerca de um terço do total da capacidade instalada do país.
Na semana passada, o ministro da Economia, Paulo Guedes. voltou a sugerir privatização da Petrobras.