O Diário Oficial do Estado divulgou nesta quarta-feira autorização para que a Polícia Militar abra concurso e contrate até 5.400 soldados de 2ª classe. A autorização é o último passo para a elaboração e publicação do edital.
Segundo nota distribuída pela PM, esta publicação deverá ocorrer “muito em breve”. Ainda não há detalhes sobre as cidades, salários ou locais de provas.
Será o primeiro concurso após mudança de regras que ampliou possibilidade de participação de candidatos. Até julho, era preciso ter 18 anos e mínimo de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
Agora, a PM exige pelo menos 17 anos, altura de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres. É preciso ser brasileiro nato, naturalizado ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade.
É preciso ser habilitado para a condução de veículo motorizado em qualquer das categorias de “B” a “E”, ter boa conduta social e sem antecedentes criminais.
Ainda que o concurso seja realizado neste ano, a previsão legal é que o provimento dos cargos aconteça apenas em 2017. O salário inicial para Soldado de 2ª classe gira na faixa de R$ 2,9 mil, já contabilizadas verbas extras como insalubridade.