O Governo de São Paulo decretou nesta quarta-feira (19) situação de emergência em saúde pública no estado em razão da epidemia por dengue.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, 225 municípios paulistas já atingiram mais de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes.
Marília atingiu 755 casos por 100 mil moradores, segundo o painel do Estado. A cidade tem 1.,713 casos positivos e ainda investiga 3.579. Há dois óbitos e dois em apuração.
Araçatuba tem 3.684 por 100 mil habitantes. Em Bauru o índice é de 254 e em Presidente Prudente é 654.
O número pode impressionar mas o índice de incidência impacta mais cidades menores. Campos Novos Paulista, por exemplo, é a terceira em incidência no Estado, com 7.811 por grupo de cem mil.
O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, anunciou também, aumento do financiamento para internações de pacientes com dengue.
O acréscimo de 20% no teto MAC (Média e Alta Complexidade) impacta diretamente na assistência prestada pelos hospitais e unidades de saúde conveniadas ao SUS em todas as regiões do estado.
O decreto facilita o acesso das cidades a recursos federais e estaduais. Cada gestão municipal, a partir da análise de seu cenário epidemiológico, poderá utilizar a medida estadual para decretar emergência em âmbito local.
A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, Tatiana Lang, destacou a importância do monitoramento contínuo e do controle dos criadouros.
“A conscientização é a medida mais eficaz para combater a doença. E as campanhas desempenham um papel fundamental na conscientização da população e no fortalecimento do combate às arboviroses”.