Repasses vão subir

Governo decreta emergência de saúde por epidemia de dengue em SP

Governo decreta emergência de saúde por epidemia de dengue em SP
Eleuses Paiva e equipe no anúncio: Governo decreta emergência de saúde por epidemia de dengue em SP

Governo de São Paulo decretou nesta quarta-feira (19) situação de emergência em saúde pública no estado em razão da epidemia por dengue.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, 225 municípios paulistas já atingiram mais de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes.

Marília atingiu 755 casos por 100 mil moradores, segundo o painel do Estado. A cidade tem 1.,713 casos positivos e ainda investiga 3.579. Há dois óbitos e dois em apuração.

Araçatuba tem 3.684 por 100 mil habitantes. Em Bauru o índice é de 254 e em Presidente Prudente é 654.

O número pode impressionar mas o índice de incidência impacta mais cidades menores. Campos Novos Paulista, por exemplo, é a terceira em incidência no Estado, com 7.811 por grupo de cem mil.

O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, anunciou também, aumento do financiamento para internações de pacientes com dengue.

Governo decreta emergência de saúde por epidemia de dengue em SP
Alta incidência em Marília: Governo decreta emergência de saúde por epidemia de dengue em SP

O acréscimo de 20% no teto MAC (Média e Alta Complexidade) impacta diretamente na assistência prestada pelos hospitais e unidades de saúde conveniadas ao SUS em todas as regiões do estado.

O decreto facilita o acesso das cidades a recursos federais e estaduais. Cada gestão municipal, a partir da análise de seu cenário epidemiológico, poderá utilizar a medida estadual para decretar emergência em âmbito local.

A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, Tatiana Lang, destacou a importância do monitoramento contínuo e do controle dos criadouros.

“A conscientização é a medida mais eficaz para combater a doença. E as campanhas desempenham um papel fundamental na conscientização da população e no fortalecimento do combate às arboviroses”.