O governo do Estado deve direcionar a flexibilização da quarentena com base nas informações de isolamento social nas diferentes regiões do Estado. O anúncio foi feito pelo governador João Dória durante coletiva de imprensa no início da tarde desta quinta.
Segundo Dória, casos em que as cidades respondem bem ao projeto de isolamento “certamente serão atendidas pelo programa de flexibilização após o dia 10, cidades que não estiverem respondendo adequadamente teremos um outro comportamento e quem vai ditar é a área da saúde”, disse o governador.
O governador disse ainda que cidades que deixem de seguir o decreto estadual de quarentena serão convidadas a rever decisão e caso não haja acordo por diálogo serão tomadas medidas judiciais. Dória afirmou que não pode haver flexibilização se não houver um índice mínimo de 50% das pessoas em casa.
Também anunciou na coletiva que o Diário Oficial desta sexta-feira deve divulgar uma recomendação e orientação para que todos os municípios adotem regras para que a população use máscaras em todas as atividades fora de casa. A medida já foi adotada em Marília, embora grande número de consumidores ainda não siga.
O secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, disse que o número de casos e óbitos ainda seguem de forma ascedente, com altas de 3% e 4% respectivamente, e afirmou que se as medidas de isolamento não foram seguidas os números podem “atingir dois dígitos”.