Nacional

Governo recua e descarta mexer na tabela do imposto de renda

Governo recua e descarta mexer na tabela do imposto de renda

O presidente da República, Michel Temer, afirmou nesta quarta-feira que não haverá aumento na alíquota do Imposto de Renda sobre Pessoa Física. A declaração foi feita menos de 24h depois do próprio presidente admitir que havia estudos da equipe econômica para criação da nova faixa de imposto.

O presidente participou da abertura do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), no Rio de Janeiro, e reforçou a nota divulgada ontem pelo governo de que essa proposta não seria encaminhada ao Congresso.

“Não é verdade, não haverá aumento. Absolutamente, não haverá”, disse o presidente, que recebeu aplausos pela declaração. O estudo havia sido revelado pela rede Globo e durante a tarde foi confirmado pelo presidente. Nesta Terça, Temer havia dito que “há estudos, os mais variados estudos, estudos que se fazem rotineiramente. A todo o momento a Fazenda, o Planejamento, os setores da economia, fazem esses estudos. E este é um dos estudos que está sendo feito, mas nada decidido.”

Temer afirmou que existem ações do governo no incremento do comércio exterior e afirmou que o Brasil, na presidência do Mercosul, trabalha para concretizar o acordo bilateral com a União Europeia.

O presidente lembrou ainda as reformas em discussão no Congresso Nacional e disse que traçou uma agenda com líderes partidários para concluir as reformas política, da Previdência e tributária até o fim deste ano.

“Ajustamos essa pauta para esse semestre. Se chegarmos ao final deste ano e tivermos completado o ciclo das reformas com essas três que apontei, teremos um 2018 mais próspero e mais desenvolvido no nosso país”, disse o presidente que, além de aplausos, também recebeu vaias de parte da plateia, ao final de seu discurso.