Nacional

Greve atinge 15% de carteiros no Estado, diz Correios

Greve atinge 15% de carteiros no Estado, diz Correios

A greve convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores nos Correios para esta quarta-feira atingiu 7% do efetivo no interior do Estado de São Paulo, número que sobe para 15% se considerados apenas os carteiros, responsáveis pela distribuição. A informação está em nota distribuída pela empresa. Segundo a nota, o trabalho ocorre “com normalidade” em todo o país. Em números gerais os correios admitem 10% de adesão à greve

Dados da Federação dos Trabalhadores apontam greve em 15 estados, além do Distrito Federal e o Sindicato da categoria em São Paulo e Grande São Paulo aponta adesão de 80%. A nota dos Correios diz que o protesto está concentrado nos serviços de distribuição – os carteiros – e 9.750 trabalhadores estariam parados, entre mais de 110 mil funcionários da empresa.

Do total de 5.051 carteiros que deveriam trabalhar hoje nas cidades em que há paralisação, 767 não compareceram (15,2%). “Nessas localidades, os Correios estão aplicando o Plano de Continuidade de Negócios, que inclui ações como deslocamento de empregados entre as unidades, apoio de pessoal administrativo e realização de horas extras“, diz a empresa.

Caso haja necessidade, a empresa também pode promover mutirões para entrega nos fins de semana. Os serviços de hora marcada postados e entregues no mesmo Estado foram mantidos nas localidades em que não há paralisação.