Nacional

Greve atinge até 60%, dizem carteiros, veja dicas para evitar prejuízos

Greve atinge até 60%, dizem carteiros, veja dicas para evitar prejuízos

A paralisação dos carteiros de Marília chega nesta sexta-feira ao seu terceiro dia e os trabalhadores anunciam quase 60% de paralisação do pessoal de distribuição – pouco mais de 40 trabalhadores entre 74 funcionários.

Na manhã desta quinta-feira houve um protesto de carteiros em frente à agência central. Nenhuma das agências da cidade parou, o que ainda permite serviços de atendimento ao público e entrega de encomendas já deixadas na cidade.

Segundo os carteiros, a paralisação envolve turnos e grupos de profissionais com índices variáveis. A categoria prevê jnova manifestação nesta sexta, com vinda de dirigentes do movimento.

Segundo carteiros ouvidos pelo Giro Marília, não há representante ou discurso oficial sobre a paralisação por causa de uma cláusula do contrato de trabalho que impede os profissionais de falar sobre a empresa em entrevistas. A paralisação, segundo a Federação dos Trabalkhadores, é maior nas capitais, com até 65% de adesão. A entrega das encomendas pode sofrer atrasos.

Segundo a Agência Brasil, a assessoria dos Correios ainda não tem um balanço dos efeitos da greve na entrega de encomendas, mas informou que as agências funcionam normalmente.  Em nota, os Correios informaram que, nos locais afetados pela greve, a empresa aplicará o Plano de Continuidade de Negócios, com ações emergenciais. 

Entre as principais reivindicações, está a reposição da inflação, mais um aumento de 10% de ganho real, a manutenção das condições do plano de saúde da categoria, a realização de concurso público imediato e a contração de 1.500 trabalhadores.

Ontem (16), os Correios entraram com ação de dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST), por falta de acordo na negociação direta com os trabalhadores. Dessa forma, a empresa retoma sua última proposta aos  funcionários, propondo um reajuste de 6% nos salários, sendo 3% retroativos a agosto e 3% em janeiro de 2016, além de outros itens.

Confira agora dicas para evitar prejuízos:

– Produtos comprados pela Internet
Tenha o número de rastreador e entre em contato com a empresa, que é responsável pela entrega, embora mpossa ser também vítima. Em casos de danos graves pode haver motivo para cobrar danos morais e materiais. Caso o rastreador indique que o pacote já está na cidade, tente contato com os centros de distribuição. Como a adesão é maior entre os carteiros, o atendimento de balcão sem greve pode resolver o problema.

– Encomenda de consumidor para consumidor
Deixe documentados na ouvidoria e servços de atendimento pedidos de informações. Caso sofra prejuízo, os Correios podem ser responsabilizados. Caso a encomenda já esteja na cidade vale a dica de contato com o distribuidor e agências.

– Atraso na entrega de documentos
Procure os serviços públicos responsáveis pela emissão do documento e busque alternativas. Se o documento parou em trânsito, procure os Correios. Em caso de prejuízo grave pode haver ação de indenização. 

– Contas e boletos
Entrega atrasada não justiça falta de pagamento. Entre em contato com a fornecedora ou serviço e veja formas d eobter segunda via ou opções de pagamento