Começa nesta quinta-feira, dia 19, o calendário de saques das cotas do PIS para idosos e aposentados que foram cadastrados no Fundo PIS/PASEP até 04 de outubro de 1988, quando o programa foi alterado.
No dia 19 começam os saques para homens e mulheres com mais de 70 anos e a partir de 17 de novembro estarão liberados os saques para homens e mulheres aposentados.
Uma novidade do programa é a liberação dos saques para mulheres a partir de 62 anos, homens a partir de 65 anos, que terão direito ao benefício a partir de 14 de dezembro.
No caso de cotistas falecidos, os herdeiros terão direito aos recursos. Em junho de 2016, o saldo médio por cotista do PIS/Pasep era de R$ 1.187. A maioria dos cotistas possuía ao menos R$ 750 a ser resgatado.
Não há data limite para sacar as cotas. A partir das datas informadas, o dinheiro vai estar disponível para o cotista e poderá ser retirado a qualquer momento. Além disso, a partir do calendário os recursos estarão disponíveis para saque para mulheres que completarem 62 anos e homens a partir dos 65 anos.
O PIS surgiu em 1975, e desde então sofreu diversas alterações até hoje, desde 2003 após uma atualização do decreto, o PIS é pago na forma de abono salarial ao cidadão trabalhador brasileiro, porém antes disso ele era depositado como cotas do PIS. As cotas estão depositadas como investimentos de renda fixa e o valor gera juros.
As contas vinculadas aos trabalhadores do setor privado são administradas pela Caixa Econômica Federal. Portanto, os cotistas devem procurar esse banco para informações e para saques. O trabalhador poderá verificar se tem saldo a receber através do site do banco, no endereço www.caixa.gov.br/cotaspis.
As consultas de saldo do Pasep podem ser acessadas no site do Banco do Brasil, no endereço www.bb.com.br/pasep. Confira no vídeo abaixo como funciona o pagamento das cotas.
[movie_id#427]