Grandes áreas queimadas com dificuldades para controle do fogo espalham situações de danos e riscos, com medo para muitos moradores, em cidades próximas a Marília, como em Paulópolis (distrito de Pompéia), Lucélia e Salmourão.
Os focos de incêndio começaram a surgir na quinta-feira e com a força do vento trazido por uma frente fria o fogo se espalha em diferentes direções.
É o caso de Paulópolis, em que diferentes relatos em mensagens por telefone falam de focos de grandes proporções. Não há informação de rodovias fechadas ou danos materiais em propriedades urbanas, mas a fumaça cria problemas, especialmente para crianças e idosos.
Imagens de Lucélia, incluindo uma gravação com mensagem da prefeita Tati Guilhermino, circulam em grupos de mensagem de toda a região com indicadores de situações de perigo e orientações como soltar animais e, se preciso, deixar casas.
No final da tarde ela divulgou mensagens em redes sociais para dizer que a situação ainda não estava controlada, mas com medidas mais efetivas.
“O problema é o vento, esse fogo vira, e não é um lugar só, é toda a região”, disse. Ela agradeceu apoio de diferentes prefeituras e empresas.
Orientou ainda a população da zona rural a manter atenção com avanço das chamas e, se preciso, soltar animais e deixar suas casas.
“Esse é um momento de atenção, proteção e precaução! Não é brincadeira, não é propaganda. Estamos na administração de um município que nesse momento está em sinal de alerta! Somente desejo que saíamos desse episódio menos afetados na medida do possível”, diz uma mensagem em redes sociais.
A postagem diz que o fogo atinge, em especial, áreas de mata na região do Bairro União sentido Usina SBA. “Nosso funcionalismo, polícia militar, e funcionários de usinas seguem em alerta e contribuindo no que é necessário.”
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil atuaram na cidade e também em Salmourão, próxima, que registrou problemas. Há imagens de resgate de animais.