Nacional

INSS fará perícias e Pente Fino em aposentadorias por invalidez

INSS fará perícias e Pente Fino em aposentadorias por invalidez

Depois de um mutirão de perícias para identificar irregularidades nos pagamentos de auxílio-doença, o INSS prepara uma nova fase da Operação Pente Fino para rever casos de aposentadoria por invalidez. A partir deste mês 1,5 milhão de beneficiários serão convocados para novas periciais.

São usuários do sistema que fizeram a última perícia há mais de dois anos. Pelo menos 530 mil recebem o auxílio-doença e mais de 1 milhão são aposentados por invalidez com menos de 60 anos.

Até o momento, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, cerca de 200 mil benefícios de segurados que recebiam o auxílio-doença passaram por auditoria e 160 mil tiveram seus auxílios-doença cancelados.

Beneficiários convocados para as novas perícias deverão ser avisados por carta do INSS. Eles terão prazo de cinco dias úteis para agendar nova perícia pelo telefone 135. A ligação é grátis para fixo e tarifa local para celular A perícia é gratuita.

Beneficiários que faltarem à perícia sem justificativa por representante legal terão os seguros suspensos. Quem não atualizou endereço de cadastro e não for encontrado também pode ficar sem o benefício.