Nacional

Juiz anula posse de Lula e ganha fakes no Facebook, AGU recorrer

Página em homenagem ao juiz já circula em redes sociais
Página em homenagem ao juiz já circula em redes sociais

O juiz federal Itagiba Cata Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, concedeu liminar anulando o termo de posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida tem alcance nacional e foi decidida por risco ao exercício do Judiciário. Tem aplicação imediata e, se houver recurso, o mérito vai ser decidido pelo TRF-1ª Região. A Advocacia-Geral da União (AGU) vai recorrer.

A liminar atende uma em muitas ações com pedido de suspensão da posse e seus efeitos prometidas por partidos de oposição e organizações de todo o país contrários à indicação dco ex-presidente para o cargo. A expectativa é que a nomeação seja levada ao STF (Supremo Tribunal federal).

O ex-presidente foi empossado no cargo de ministro nesta quinta-feira. Chegou pouco depois das 8h a Brasília, em voo fretado, para a cerimônia de posse, marcada por um duro discurso da presidente Dilma Rousseff contra procedimentos considerados abusivos da força-tarefa da Lava-Jato.

Após a decisão, o juiz já conquistou fãs e ganhou pelo menos três páginas fakes no facebook com sua foto e mensagens tratando-o como heroi. 

O petista chegou em meio a grande tensão após a divulgação de gravações da Operação Lava-Jato pelo juiz Sérgio Moro de conversas entre Lula e a presidente Dilma Rousseff que mostram indícios de acerto entre os dois para obstruir a Justiça e prejudicar as investigações, como por exemplo, o envio de um termo preventivo de posse em ‘caso de necessidade’. Há registros de protestos em São Paulo e Brasília contra e a favor a sua nomeação.

Junto ao ex-presidente, tomaram posse ainda Mauro Lopes (PMDB-MG) como ministro da Aviação Civil, Jaques Wagner como chefe de gabinete e Eugênio Aragão no posto de ministro da Justiça.