O ex-presidente Michel Temer foi preso na manhã desta quinta-feira por uma força-tarefa da Operação Lava Jato. Agentes cumprem ainda um mandado contra Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia.
As ordens de prisão foram expedidas pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio.
Temer é acusado pelo delator José Antunes Sobrinho, dono da Engevix, que disse ter pago R$ 1 milhão em propina,l a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), do ex-ministro Moreira Franco e com o conhecimento do ex-presidente Michel Temer.
A Engevix fechou um contrato em um projeto da usina de Angra 3.
Segundo informações do portal G1, desde quarta-feira a Polícia Federal tentava rastrear e confirmar a localização de Temer.
Michel Temer (PMDB) foi o 37º presidente da República do Brasil em um.momento turbulento com o polêmico impeachment da ex-presidente Dilma Roussef.
Eleito vice-presidente na chapa de Dilma duas vezes consecutivas, Temer chegou a ser o coordenador político da presidente.
Temer responde a dez inquéritos. Cinco deles tramitavam no STF (Supremo Tribunal Federal), pois foram abertos à época em que era presidente da República e foram encaminhados à primeira instância depois que ele deixou o cargo.
Os outros cinco foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2019, quando Temer já não tinha mais foro privilegiado.