O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a São Bernardo do Campo na manhã deste sábado (2) para acompanhar o velório e a cerimônia de cremação do neto, Arthur Lula da Silva, de 7 anos, falecido nesta sexta em virtude de complicações por meningite meningocócica.
Lula esteve o tempo todo escoltado por agentes da Polícia Federal. O avião com o ex-presidente decolou do Paraná às 7h19 e chegou às 8h15 em São Paulo. Às 10h20 um helicóptero levou Lula a São Bernardo. Ele foi levado de carro ao cemitério, onde chegou por volta das 11h.
O corpo de Arthur começou a ser velado por volta de 22h desta sexta. A cremação está prevista para o meio-dia. Os pais de Arthur passam a manhã ao lado do caixão e bbjetos pessoais do menino foram colocados no local.
Lula foi recebido no local com aplausos e gritos de “Lula livre” por pessoas que aguardavam do lado de fora.
“Momento de extrema tristeza. Vim aqui para abraçar o presidente Lula. Ontem ainda escrevi ao presidente Jair Bolsonaro que era fundamental, sagrado, constitucional que pudesse Lula estar aqui presente no velório de seu neto Arthur. Uma pessoa tão querida”, disse o vereador e ex-senador Eduardo Suplicy.