O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá novo procedimento cirúrgico nesta quinta-feira e a notícia movimentou até o mercado financeiro.
A informação do Hospital Sírio-Libanês, em boletim às 16h30 desta quarta, indica um procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média).
Em nota dos médicos Luiz Francisco Cardoso e Álvaro Sarkis, o hospital Sírio-Libanês informa que Lula permanece sob cuidados intensivos e que passou o dia bem.
Diz que o presidente realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares. Lula segue sob os cuidados dos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
Histórico
O presidente sentiu dores de cabeça na noite de segunda (9) e, depois de exames feitos no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, foi transferido para a unidade de São Paulo.
Na madrugada de terça-feira (10), Lula foi submetido a uma trepanação para drenar uma hemorragia intracraniana. O caso é consequência de um acidente doméstico em 19 de outubro, quando ele caiu no banheiro da residência oficial.
Mercado
O mercado financeiro reagiu de forma agitada. Já vinha em queda do dólar e alta da bolsa com a perspectiva de aumento na taxa de juros. Após a notícia sobre o quadro do presidente a movimentação se acentuou.
O dólar recuou 1,30%, cotado a R$ 5,9682. Na mínima do dia, chegou a R$ 5,9512. Acumula alta de 22% no ano.
Já a Bolsa alcançou 1,6% por volta das 17h20, aos 130.291 pontos. Na véspera, o índice subiu 0,80%, aos 128.228 pontos.