Nacional

Maluf é liberado pelo TSE; Ihoshi perde vaga e passa a ser suplente

Waltyer Ihoshi (PSD)
Waltyer Ihoshi (PSD)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) acatou na quarta-feira (17) o recurso do ex-governador e deputado Federal Paulo Maluf (PP),mudou a totalização de votos e mudou o status do candidato Walter Ihoshi, que estava eleito até quarta-feira, por força da impugnação de Maluf. O ex-governador que obteve 250.296 votos e ganhou vaga como o mais votado na coligação.

A nova totalização de votos, divulgada pelo TRE às 13h59 desta quinta-feira, já indica Walter Ihoshi como suplente. Ele passa a depender de renúncia, morte ou afastamento de algum deputado para assumir uma vaga na Câmara.

Ihoshi, que não é natural de Marília e nem iniciou aqui sua vida política, tornou-se muito próximo da cidade após as eleições de 2010, transferiu para cá seu domicílio eleitoral, montou escritório e agenda de atuação permanente na região. Em 2010, quando teve pouco mais de 104 mil votos, ele recebeu 9.504 na cidade. Na eleição deste ano, Ihoshi perdeu votação – foi a 88.070 votos – mas ganhou apoio na cidade e foi escolhido por 16.828 eleitores.

Foi o segundo mais votado na cidade, abaixo apenas do médico, ex-deputado e ex-vereador Sérgio NEchar, que atingiu 28.531 votos mas não conseguiu ser eleito.

Maluf foi o mais votado de sua coligação. Para ´permanecer no cargo, Ihoshi depende da nova contabilização de votos. A expressiva votação de Maluf não é suficiente para dar à coligação mais um deputado e o candidato de Marília está fora.

Uma das possibilidades é que ele possa assumir cargo com nomeação de algum secretário para cargos no executivo, como alguma função junto a ministérios ou como secretário estadual.

Foi o que aconteceu no atual mandato. Ihoshi ficou como suplente, mas acabou beneficiado pela saída de deputados que tornaram-se secretários no governo do Estado. 

Representantes do deputado na cidade disseram nesta quinta-feira que ele aguarda as informações oficiais e a recontabilização dos votos para qualquer manifestação. Enquanto não recebe nada oficialmente, Ihoshi tem em mãos a convocação do TSE para ser diplomado na cerimônia de amanhã e deve receber o documento como suplente.

O GIROMARÍLIA tentou contato com Ihoshi e sua assessoria de imprensa mas não foi possível