O médico Guilherme Capel Pasqua, acusado de debochar de um paciente em Serra Negra, divulgou neste domingo mensagem com pedido de desculpas pelo caso, inclusive uma foto com o mecânico José Mauro, que teria sido vítima. Disse ainda que vai prestar trabalho voluntário para auxiliar uma ONG que mantém o hospital. Mas provocou novas críticas.
O caso começou com uma postagem do médico em redes sociais. O médico aparece fazendo careta com uma página de receituário com as palavras peleumonia e raôxis. “Não existe peleumonia e nem raôxix”.
A mensagem viralizou e gerou críticas em grandes sites e veículos de comunicação. O médico acabou afastado do hospital. Além da postagem, o médico divulgou um vídeo em que nega ter feito o deboche pessoalmente ao paciente, diz ser uma pessoa boa e acusa a divulgação de cometer acusações falsas.
“Foi uma brincadeira que eu fiz, não foi endereçada a ninguém, a nenhum paciente”, diz o médico no vídeo. “Criaram um personagem que não existe.” E pediu que as pessoas odeiem preconceito, odeiem pessoas que praticam preconceito mas não o odeiem. “Esse não sou eu.”
Na foto que postou com o mecânico, Guilherme Páscua segura uma folha com a mensagem “desculpem”. A postagem gerou novas críticas, inclusive por ele ter tratado o paciente como “mecânico que virou símbolo nacional”. Disse que João Mauro virou seu amigo.
As mensagens dos leitores retomam críticas e ataques ao médico: “Se fosse educado e tivesse um pingo de respeito ao próximo não precisaria fazer esse pedido. Respeito não é na universidade que se ganha.” “Você deveria pagar os estudo para esse Senhor, além de oferecer um auxílio em dinheiro pra que ele possa comprar o material e todos os custos do estudo.” “Pra mim tu é um cretino…que não merece exercer a profissão de médico!” e “Deixa de ser oportunista! Sua desculpa esfarrapada. Não cola!”, foram algumas das reações.
O caso aconteceu no dia 27 de julho. Guilherme disse que postou a “brincadeira” em seu horário de descanso em longo plantão em que são atendidos “cem pacientes em média”
“Estava no meu horário de descanso e postei no Facebook, uma brincadeira, talvez infeliz. Sem falso moralismo, atire a primeira pedra quem nunca errou.”
Veja a íntegra do pedido de desculpas:
“Uma imagem fala mais que mil palavras”
Eu errei, me arrependi e me sinto mal com isto. Este pedido de desculpas vai a todos os brasileiros que se ofenderam com a brincadeira da “peleumonia”. Sr. José Mauro hoje tornou-se meu amigo. Fui até a casa do mecânico que virou símbolo nacional. Diante da exposição ao hospital Santa Rosa de Lima de Serra Negra gostaria também de me retratar. Como prova disso, fico à disposição da ONG que ajuda este hospital para realizar plantões voluntariados nos quais todo o dinheiro arrecadado será destinado a ONG que ajuda este hospital.
Este sou eu: Guilherme Capel Pasqua.
Obs: O telefone para quem quiser doar para esta mesma ONG é 19 38924946.“