O Ministério da Saúde suspendeu repasses do programa de Saúde Bucal para Vera Cruz por falta de profissional para atendimento na rede pública da cidade.
Segundo o ministério, o município de Vera Cruz (SP) está com o repasse suspenso, no valor de R$ 2.230,00 por mês. A suspensão é mantida até a adequação das irregularidades identificadas.
A portaria com a suspensão publicada no Diário Oficial atinge cidades em todo o país. Na região, além de Vera Cruz o corte atinge a cidade de Getulina.
A cidade está em transição para o novo modelo de financiamento da Atenção Primária – Programa Previne Brasil. Neste ano de 2020 receberá ainda o valor referente ao maior mês de 2019 (R$ 39.419,79 por mês).
A partir de 2021, os recursos serão destinados de acordo com os resultados de três critérios: número de pessoas cadastradas e acompanhadas nos serviços de saúde; a melhora das condições de saúde da população, com o pagamento por desempenho; e a adesão a programas estratégicos, como Saúde Bucal e Saúde na Hora, por exemplo.