Centenas de peixes foram encontrados mortos em uma área próxima à barragem de Salto Grande (100km de Marília) e o caso provocou um alerta de moradores.
Os peixes foram encontrados mortos ou definhando em pequenas lagoas formadas próxima à barragem. A cidade, que tem na representa um ponto turístico, começou o dia com alerta para o caso.
A Cetesb de Assis, responsável pela fiscalização na cidade, recebeu as informações. Segundo a assessoria de comunicação da Companhia, a fiscalização da barragem é responsabilidade do Ibama, órgão que responde também pelo licenciamento ambiental do local.
A CGT, concessionária que explora a operação da Barragem, já recebeu uma informação da Cetesb sobre o caso.
Não foram encontradas indicações de problemas com poluição, novos agentes químicos ou despejo de esgoto. A principal suspeita é que a morte dos peixes seja causada pela abertura das comportas para evitar sobrecarga.
Quando isso acontece, a redução drástica do nível de água cria pequenas lagoas afastadas do leio principal. Estas lagoas perdem volume de água, oxigênio e sofrem alterações de temperatura, que seriam a causa para morte dos peixes.
Confira abaixo vídeo divulgado por moradores sobre o problema.
[movie_id#717]