Valdeci Rodrigues de Lima, 58 anos, Deci, recebeu 102 votos e conquistou uma vaga na Câmara de Oscar Bressane em 2025. E será a nona vez em que Deci, motorista da prefeitura, vai cumprir mandato de vereador.
Conquistou o primeiro mandato aos 22 anos, em 1988, e assumiu em 1989. Ficou fora na última, apesar dos 101 votos. Mas voltou.
Nos quatro anos em que ficou sem o mandato, trabalhou como motorista. E seguiu nos laços com familiares e amigos.
Faz tudo isso sem redes sociais. Também não conversa pelo WhatsApp. Nasceu em Paraguaçu Paulista, mas foi só pela necessidade do hospital. A família nunca deixou Oscar Bressane, onde a mãe faleceu há quase 40 anos e o pai morreu há dois anos.
Casou duas vezes. Teve três filhas e um neto. A família inclui ainda quatro irmãos. E três deles, assim como Deci, nunca mudaram da cidade.
Uma irmã, Therezinha, mudou, mas sem perder os vínculos. “Graças a Deus a gente tem muita união.” Ela, inclusive, ainda vota lá.
As três filhas seguiram a tia e moram também em Marília, polo regional que oferece mais oportunidades em trabalho, renda e serviços.
Mas o centro da família é mesmo Oscar Bressane, a cidade com pouco mais de 2.400 habitantes. Todos devem estar juntos de novo, no dia da posse em janeiro.