Nacional

MPF desiste de perícias em recibos de Lula na Lava Jato

MPF desiste de perícias em recibos de Lula na Lava Jato

Ministério Público Federal (MPF) protocolou nesta segunda-feira petição em que desiste da perícia técnica nos mais de 30 recibos de aluguéis apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

O ex-presidente é acusado de receber um apartamento em São Bernardo do Campo como propina da Odebrecht em troca de contratos com a Petrobras. Ele nega e apresentou recibos de pagamento dos aluguéis para o empresário Glaucos Costamaques, proprietário do imóvel. Falhas nos documentos, como datas erradas, levantaram suspeita de documentos falsos, produzidos para dar aparência de legalidade.

Segundo o MPF, a perícia foi descartada após depoimentos de Costamarques, que teria confessado ter assinado recibos em blocos para dar aspecto de autenticidade ao contrato. “Após a colheita da prova oral, não mais persiste a postulação de realização de prova pericial porque os aspectos pontuais atinentes à confecção dos documentos de que se trata, que se pretendia aclarar por prova técnica, já estão suficientemente elucidados”, considerou a força-tarefa.

Advogados de Lula afirmam que a perícia técnica não é necessária porque os recibos são autênticos. “(…) Está devidamente comprovada a autenticidade dos recibos apresentados bem como a quitação emitida em favor da inquilina, D. Marisa Letícia Lula da Silva, não havendo novos requerimentos a serem realizados por esta Defesa.”

Um perito particular contratado pela defesa do ex-presidente disse que os documentos com datas de 2011 a 2015 foram assinados em datas diferentes. Costamarques anexou ao processo novas cópias de recibos.