Nacional

MST deixa fazenda de amigo de Temer em Duartina

MST deixa fazenda em Duartina – Reprodução/TV Tem
MST deixa fazenda em Duartina – Reprodução/TV Tem

Terminou após 15 dias de ocupação o acampamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) na Fazenda Esmeralda, em Duartina. Sob acompanhamento de dezenas de policiais em acordo, sem saída forçada, os trabalhadores deixaram a fazenda, que foi deixada com diversas mensagens em defesa da reforma agrária.

A saída aconteceu no prazo estipulado pela justiça para desocupação forçada caso não houvesse acordo. A desocupação foi negociada desde as primeiras horas da manhã e cumprida na tarde de quinta-feira.

A fazenda pertence à empresa Argeplan, que tem como um dos sócios o coronal reformado da PM João Batista Lima Filho, o Coronel Lima, ex-assessor e amigo pessoal do presidente Michel Temer. O MST acusa Lima de ser laranja de Temer na posse da fazenda.

Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e equipes da prefeitura e conselho tutelar acompanharam a desocupação d aárea. O MST pede o encaminhamento da fazenda para projeto de reforma agrária.

A ocupação começou no doía 7 de março, com aproximadamente 200 pessoas, mas o numero de ocupantes chegou a 350. Foi a terceira ocupação na Fazenda.