Nacional

Multinacional vai fechar fábrica de mil empregos em Bauru

Multinacional vai fechar fábrica de mil empregos em Bauru

O grupo Mondelez International que controla no país a marca Lacta, vai desativar de forma gradativa até dezembro uma fábrica que representa mil empregos em Bauru (100km de Marília).

O anúncio de desativação da empresa foi apresentado a funcionários durante uma reunião pela manhã. O encontro não foi aberto a jornalistas. Além de Bauru será desativada uma fábrica de Piracicaba.

Segundo um comunicado oficial do grupo, a decisão faz parte de uma “estratégia de negócios”. A fábrica da empresa em Bauru amanheceu com fitas e isolamento na área de entrada para o estacionamento.

“A companhia concentrará sua produção em Curitiba (PR) e Vitória de Santo Antão (PE) – fábricas que já operam no modelo multicategoria. Com esse passo, as unidades de Bauru e Piracicaba (SP) terão suas linhas transferidas e serão gradativamente descontinuadas até dezembro de 2018.”

As informações sobre fechamento da empresa começaram a circular em Bauru no início da semana, em comunicado do  Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bauru e Região. Na segunda-feira a empresa negou os rumores.

O alerta foi divulgado quando a empresa agendou o encontro com trabalhadores, sem detalhes sobre o tema mas com o local, fora da empresa. Além dos empregos perdidos, o fechamento representa grande impacto em queda de arrecadação de ICMS e outros impostos.

Em uma nota oficial, a empresa diz que “além dos direitos assegurados pela lei”, os empregados poderão contar com um “sólido plano de recolocação profissional e de transição de carreira” que inclui treinamentos, feiras de emprego e workshops.

“Em paralelo, havendo vagas abertas, os colaboradores que tiverem mobilidade e perfil compatível às posições serão considerados para transferência.”