Nacional

Nova York confirma casos de zika; Brasil lança caravana contra Aedes

Nova York confirma casos de zika; Brasil lança caravana contra Aedes

Três pessoas apresentaram resultado positivo para o vírus Zika em Nova York. As três viajaram para o exterior, para regiões onde a doença causada pelo mosquito Aedes aegypti se propaga rapidamente, informou o Departamento de Saúde de Nova York, sem especificar quais.

As autoridades acrescentaram que uma pessoa está totalmente recuperada e que as outras duas apresentam melhora.

Na sexta-feira (22), as autoridade de saúde norte-americanas estenderam o alerta de viagem para que mulheres grávidas evitem 22 destinos na América Latina e Caribe devido ao vírus Zika, responsável pelo aumento do casos de microcefalia em bebês na região.

CARAVANA NO CEARÁ

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, visitouas cidades do Crato e de Juazeiro do Norte, no sul do Ceará, com a caravana de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunya. O Ceará é o primeiro estado a receber a mobilização.

O objetivo da ação contra o Aedes aegypti nos estados é reforçar as atividades de assistência à saúde e de combate aos criadouros do mosquito. O Nordeste é a região onde há maior incidência de dengue e microcefalia, doença relacionada ao vírus Zika, que provoca o desenvolvimento inadequado do cérebro de bebês.

“O combate ao mosquito da dengue é a única arma que temos no momento. Toda a nossa ação, de casa em casa, em todos os lares brasileiros, é para não deixar o mosquito nascer, e faremos isso ao destruir seus criadouros”, disse o ministro, durante evento no Centro de Convenções do Cariri, no Crato.