Nacional

Novo presidente da Petrobras nasceu e começou carreira em Paraguaçu

Aldemir Bendine, novo presidente da Petrobras
Aldemir Bendine, novo presidente da Petrobras

Aldemir Bendine, 51, o novo presidente da Petrobras, é natural de Paraguaçu Paulista, onde iniciou sua carreira como funcionário do Banco do Brasil aos 15 anos. A cidade repetidas vezes lembra a ligação com o dirigente, que em 2008 recebeu homenagem com o título de Cidadão Benemérito.

No ano seguinte chegou à presidência do Banco do Brasil, indicado pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.O nome de Bendine foi aprovado na manhã desta sexta-feira em reunião do conselhO Executivo da Petrobrás, quase todo formado por dirigentes indicados pelo governo, incluindo a ex-presidente Graça Foster e o ex-ministro Guido Mantega.

A carreira  evoluiu quando ele ainda estava em Paraguaçu, em 1982, e foi efetivado em concurso público. Desenvolveu atuação interna ocupando diferentes cargos, até chegar a assessor na Superintendência II de São Paulo, gerente-executivo da Diretoria de Varejo do BB e secretário-executivo do Conselho Diretor do banco.

Pai de duas filhas, Amanda e Andressa, recebeu homenagens já como dirigente maior do banco e morando em Brasília. Em nível naiconal, além da notoriedade o cargo deu reconhecimento. Por duas vezes Bendine figou na lista de brasileiros mais influentes do país.

Mas a conduta do dirigente também rendeu investigações do Ministério Público em pelo menos dois casos.Sebastião Ferreira da Silva. o Ferreirinha, ex-motorista de Bendine no banco,  disse ao Ministério Público que presenciou Bendine sair de um prédio comercial em São Paulo, ocupado por empresas ligadas ao grupo da TV Record, com uma sacola repleta de maços de notas de R$ 100. COntou ainda que recebia ordens para fazer diversos pagamentos com altas quantias em dinheiro vivo, sempre entregues a ele dentro do BB, pelo próprio Bendine. O executivo nega as acusações.

Outro momento polêmico é o empréstimo de R$ 2,7 milhões concedido à apresentadora de TV Val Marchiori, que além de figurar em lista com restrição de crédito por falta de pagamento em empréstimo anterior não teria apresnetado capacidade financeira para garantia do empréstimo.