Nacional

Ocauçu amplia iniciativas em turismo e implanta trilha de capelas com Marília

Ocauçu amplia iniciativas em turismo e implanta trilha de capelas com Marília

O Censo 2022 diz que a Cidade de Ocauçu (40km de Marília) tem 4.331 pessoas, mas o número deve começar a aumentar nos finais de semana. Um pacote de iniciativas turísticas promete atrair público, incentivar lazer, economia, ecoturismo e especialmente trilha religiosa.

No centro dos projetos está a formação de uma Rota das Capelas integrada com roteiros de Marília e criada com objetivo de atrair ciclistas, peregrinos e também visitantes em veículos.

Só em Ocauçu envolve 35km de estradas rurais e urbanas para passar por cinco capelas ou igrejas, incluindo uma gruta ao lado da Torre de Pedra na estrada vicinal que por anos funcionou como acesso para Marília.

A gruta, ao lado da torre de pedra, já recebeu inclusive suporte de voluntários em imagem e organização. A rota terá mais. Passa pela Capela de Nossa Sra. Auxiliadora, no distrito de Nova Colômbia, pela Igreja Santo Antônio de Pádua e pelas capelas de Nossa Sra. Aparecida e São Benedito.

“Inicialmente a rota terá placas informativas instaladas ao longo da trilha para orientar público, apresentar identificação dos pontos, e estimula também outras atividades”, explica a secretária de Turismo de Ocauçu, Fernanda Santana Campos.

Fernanda destaca que a rota é um projeto da Região Turística Alto Cafezal e começou com demanda dos ciclistas por organização das trilhas entre as cidades.

Ela prevê incentivo ao comércio local, especialmente de alimentação e serviços de suporte aos visitantes. A rota pode incentivar ainda outro projeto local, da Feira Artesanal, que é promovida duas vezes por mês, sempre aos domingos.

“A feira fica montada das 8h ao meio-dia, é um espaço para artesãos, cultura, lazer, passeio, convivência, atende diferentes públicos”, explica Fernanda.

A cidade também ganha atrações com suporte da iniciativa privada, como o Ecogrif Clube Bar, um centro de eventos que já recebeu grandes festas, oferece atrações e almoços especiais, comércio e mais oportunidades.

Ocauçu tem ainda mais a explorar. “São mais de 400km de estradas rurais, paisagens lindas, plantações e no mês de junho tem floradas de girassóis que ficam maravilhosas também”, explica.