Nacional

Operação da PF fecha cerco a contrabando na região

PF cumpre mandados na região – Reprodução/TV Tem
PF cumpre mandados na região – Reprodução/TV Tem

Uma operação especial da Polícia Federal cumpre 50 mandados de busca, prisão e condução coercitiva para depoimentos em Bauru, Lins, Ourinhos, Promissão e Arealva para apurar casos de contrabando.

Em uma coletiva na Polícia Federal de Bauru, a equipe do MP informou que as investigações levaram até a quadrilha que contrabandeva cigarros do Paraguai. A mercadoria entrava de barco na fronteira do Brasil pelo Paraná e seguia por rodovias até a região Centro-Oeste Paulista.

A Operação Mortalha também envolve atividades no Paraná –em Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu (PR) – e envolve pelo menos cem policiais. Estão sendo cumpridos 15 mandados de prisão preventiva, oito de condução coercitiva e 23 mandados de busca e apreensão. 

A investigação já provocou a prisão de 16 pessoas e apreendeu 700 mil maços de cigarro, além de veículos e rádios comunicadores. Pelo menos 20 suspeitos são acusados de fornecimento, aquisição, transporte, guarda e distribuição dos cigarros contrabandeados.

Segundo a PF, a quadrilha foi investigada na operação por aproximadamente cinco meses e movimentou milhões de reais em transporte ilegal de cargas, principalmente no contrabando de cigarros.

Segundo o delegado da Polícia Federal deBauru Olavo Farinelli, a quadrilha movimentou milhões de reais. “As apreensões representam uma parte do que eles contrabandeavam porque é impossível apreender tudo, mas é um giro considerável.”