Nacional

Operação prende 11 por venda ilegal de remédios; seis na região

Remédios apreendidos durante operação do Gaeco no Estado – Divulgação
Remédios apreendidos durante operação do Gaeco no Estado – Divulgação

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público em Bauru deflagrou nesta quinta-feira uma operação de combate à venda ilícita de medicamentos que atingem 12 cidades no Estado de São Paulo, incluindo três próximas a Marília, e Goiânia.

Foram feitas seis prisões na região – quatro em Piratininga e duas em Bauru – e mais seis em Ribeirão Preto (3), Campinas (1), Capital (1) e Goiânia (1).

Segundo o Gaeco, os medicamentos caros, para tratamento de câncer, eram obtidos de forma ilícita, inclusive com receptação de produtos furtados, roubados ou desviados de hospitais.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 35 endereços em Bauru, Piratininga, Agudos, Arealva, Campinas, Jundiaí, Monte Mor, Ribeirão Preto, Araraquara, São Paulo, Osasco, Guarulhos e Goiânia.

Também foi deferido pela Justiça o sequestro de bens móveis e imóveis dos denunciados que lucravam com o comércio ilícito. Houve, ainda, com amparo em decisão judicial, a apreensão de veículos em poder dos denunciados.

Para o cumprimento de todos os mandados o Ministério Público contou com o apoio e participação de membros e servidores dos núcleos do  GAECO de Bauru, Ribeirão Preto, Campinas, Capital, Guarulhos e ABC e do GAECO de Goiânia, além de integrantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo e de servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A investigação começou após representação da Anvisa que identificou crimes em Bauru. O caso vem sendo apurado há um ano. No dia 14 de abril o MP denunciou 15 pessoas por crime contra a saúde pública e receptação dolosa qualificada.  

As prisões e mandados de busca e apreensão cumpridos nesta quinta-feira foram requeridas juntamente com o oferecimento da denúncia.