Nacional

Ourinhos e Tupã terão novos leitos em AMEs, o ambulatório que Marilia não tem

Ourinhos e Tupã terão novos leitos em AMEs, o ambulatório que Marilia não tem

Ourinhos e Tupã, cidades inseridas na regional de saúde em Marília, estão na lista de 11 municípios que vão ganhar mais leitos com estrutura de hospitais de campanha contra Covid. A abertura amplia a oferta de vagas na regional, que no domingo registrou 96% de ocupação em UTIs.

As novas vagas, incluindo leitos de UTI, serão criadas nos Ames (Ambulatórios de Especialidades Médicas) instalados nas duas cidades.

Nas 11 cidades com novos leitos devem ser abertos 140 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 140 de enfermaria nos serviços ambulatoriais que passarão por adequações para abrigar os pacientes com quadros graves provocados pelo novo coronavírus.

Os AMEs oferecem um modelo de atendimento que Marília espera há anos e ainda não conseguiu criar, com oferta de diferentes estruturas de atendimento de forma centralizada.

A cidade abriu na última semana 13 novas vagas de UTOI para SUS – três no HBU e dez no Hospital das Clínicas.

A Secretaria de Saúde lembrou que o Estado tem 8.427 pacientes internados em leitos de UTI.

“A taxa de ocupação de leitos de UTI chega a 80%, e temos que lembrar que no dia 22 de fevereiro, o Estado de São Paulo tinha 66% de taxa de ocupação. A Grande São Paulo está com 81,2% de taxa de ocupação, quando no dia 22, há duas semanas, tínhamos 68,8%”, destacou o Secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn.