O movimento “Outubro Rosa”, campanha em nível mundial para orientar o público feminino sobre o câncer de mama, promove dia 18 em Bauru um mutirão de exames para avaliar até 600 mulheres. As consultas serão realizadas no Hospital Estadual. A programação na cidade envolve ainda um pacote de palestras e atividades em escolas públicas. O calendários de encontros começou dia 7 e vai até dia 22. Informações no site www.amigasdopeito.com.
Lei do psiu
Provoca polêmica debate sobre mudanças na lei que regula som em bares. O tema, que chegou a provocar audiência pública na Câmara em setembro, divide opiniões na cidade. A legislação prevê um limite de 60 decibéis até as 23h, de domingo a quinta, e até a 1h às sextas e sábados. Proprietários de estabelecimentos afirmam que a lei prejudica o movimento, e tem levado a demissões, o que afeta os trabalhadores noturnos. Do outro lado, moradores reclamam dizendo que alterações seriam nocivas ao descanso e tranquilidade protegidos em lei.
Defesa do Centrinho
A ameaça de desvinculação do Centrinho (Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais) da USP gerou indignação entre alunos da universidade, funcionários e pacientes. Eles inciaram série de manifestações e atos contra a medida, aprovada pelo Conselho Universitário, que transfere a gestão do hospital para a Secretaria Estadual da Saúde. Isso faz parte do plano de reequilíbrio orçamentário em resposta à crise da Universidade de São Paulo. Segundo os manifstantes, o governador Geraldo Alckmin teria assumido compromisso contra a desvinculação, mas há receio generalizado que com o novo mandato a promessa não seja cumprida.
Pronatec vem aí
A cidade de Bauru foi selecionada para fazer parte do programa federal Pronatec Aprendiz. O objetivo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é atender adolescentes e jovens com deficiências, inserindo-os em micro e pequenas empresas, na condição de aprendizes. Os beneficiados receberão salário-mínimo hora da companhia, em um expediente limitado entre 4 a 6 horas diárias. O empregador deverá garantir a formação técnico-profissional ao aprendiz, e ao final do programa (que dura, no máximo, dois anos), o jovem recebe certificação técnica, e pode até vir a ser efetuado na empresa.
Reaproveite alimentos
A 3ª Semana Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável teve início, em Bauru, nesta terça-feira (7/10), com a palestra “Segurança e Dicas para o Reaproveitamento dos Alimentos”. A abertura oficial, porém, é no dia 14 de outubro, às 19h, no anfiteatro E1 da Universidade do Sagrado Coração (USC). Apesar do nome sugerir um evento de apenas sete dias, as atividades ocorrerão até o dia 30 deste mês, envolvendo oficinas, exposições, rodas de conversa e várias palestras – com temas que tangem orientação nutricional e conscientização alimentícia.