A obra de duplicação da rodovia SP-333, que distribui o trânsito de Marília em direção ao norte do Estado, foi incluída no pacote de concessões que o governador Geraldo Alckmin anunciou na quinta-feira.
A medida vai transferir para uma empresa a obrigação de modernizar e cuidar da estrada e provoca um prejuízo imediato: congela investimentos até o fim da concessão. O processo começa no final deste ano com audiências e consultas públicas e a licitação deve acontecer só a partir de março, para encerramento no final do ano.
A decisão também explica o abandono das obras, que há meses se arrasta com prejuízos para motoristas de toda a região e a criação de um ponto de insegurança e dificuldades em viagem.
A concessão da SP-333 – que vai de Assis a Ribeirão Preto – será parcial e faz parte do lote 4 do pacote de privatização do controle de estradas. O novo pacote transfere para a iniciativa privada diversos trechos de rodovias que ligam cidades do interior e atravessam as principais rodovias do Estado, já privatizadas no passado.
A SP-333 passa em Marília como ligação de cidades com a BR-153 além de atravessar as rodovias Marechal Rondon e Anhanguera, que distribuem trânsito para importantes cidades do Estado.
Segundo o governo do Estado, o lote 4 vai envolver 567km de rodovias, atingir motoristas de 30 cidades e representa R$ 2,8 bilhões de investimentos .
TRANSPORTE
Marília e região devem ser envolvidas também em mudanças nos serviços de transporte intermunicipal. O governo anuncia contratos que vão dar mais liberdade às empresas para definir rotas e possibilitar uso de carros mais novos, especialmente na ligação entre grandes cidades.
Para isso Alckmin dividiu o Estado em cinco áreas de atuação de transporte. Marília e região estão inseridas na região de Bauru.