Nacional

Padre Beto, excomungado em Bauru ,vai ao STF contra decisão

Padre Beto, excomungado em Bauru ,vai ao STF contra decisão

Roberto Francisco Daniel, conhecido como Padre Beto, excomungado pela Diocese de Bauru após manifestações em defesa do casamento gay, vai tentar no STF (Supremo Tribunal Federal) uma revisão do processo de excomunhão após derrotas na Justiça em primeira instância e no Tribunal de Justiça.

O caso teve repercussão internacional e foi marcado por pronunciamentos e vídeos em que o padre defende mudança na estrutura da Igreja Católica.

Após a expulsão, Padre Beto criou a Humanidade Livre, novo formato de religião com missas alternativas que reúnem grande público na cidade, além de cerimônias para casamentos gays.

A ação não discute o mérito da decisão, mas a forma como o processo foi conduzido. Não há, segundo ele, intenção em voltar à Igreja Católica.

“Cheguei para uma reunião com a carta onde pedia o afastamento das funções eclesiásticas e fui recebido em um verdadeiro ‘tribunal’ sem a chance de me defender.”

Professor universitário, filósofo e escritor, Padre Beto investe também em novos negócios, como a criação de uma linha própria de cervejas.